domingo, 5 de maio de 2013

Antropologia (Teoria da Cultura)



Cultura: sistema de classificações coletivas que possui um duplo caráter, histórico e social.

Etnocentrismo e Relativismo Cultural.

Cultura para Edward Tylor (racionalista e evolucionista): conjunto de traços comportamentais e psicológicos adquiridos e não herdados biologicamente, como era comum se acreditar na época.

Existência de uma “unidade psíquica do gênero humano”, que atesta a racionalidade em todas as culturas. Desse modo o autor abordo o tema do preconceito vigente, segundo o qual os povos não europeus teriam um tipo de subjetividade e capacidade mental diferente e, para muitos, seriam menos desenvolvidos.

Cultura para Franz Boas: recusou a proposta evolucionista, lançando as bases da antropologia moderna. Segundo o autor cada sociedade possui um sistema integrado, resultante de um processo histórico peculiar.

Teoria Funcionalista: escola antropológica que sucedeu o evolucionismo.

Bronislaw Malinowski: a função é uma resposta da cultura às necessidades básicas do homem, como alimentação, defesa e habitação. As necessidades da espécie humana não se resumem a questões biológicas, a função social deve responder às necessidades sociais do grupo. A função das relações conjugais e da paternidade, por exemplo, é um processo de reprodução culturalmente definido.

Observação participante: observação, seleção, síntese das instituições sociais. Início do estudo científico da cultura, empírico (etnográfico).

Radcliffe Brown: foi influenciado pelas teorias e métodos de Émile Durkheim, procurou adaptá-los ao estudo das sociedades não europeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário