Cultura: sistema de classificações coletivas que possui um duplo caráter, histórico e social.
Etnocentrismo e
Relativismo Cultural.
Cultura para
Edward Tylor (racionalista e evolucionista): conjunto de traços comportamentais
e psicológicos adquiridos e não herdados biologicamente, como era comum se
acreditar na época.
Existência de
uma “unidade psíquica do gênero humano”, que atesta a racionalidade em todas as
culturas. Desse modo o autor abordo o tema do preconceito vigente, segundo o qual os
povos não europeus teriam um tipo de subjetividade e capacidade mental
diferente e, para muitos, seriam menos desenvolvidos.
Cultura para
Franz Boas: recusou a proposta evolucionista, lançando as bases da antropologia
moderna. Segundo o autor cada sociedade possui um sistema integrado, resultante
de um processo histórico peculiar.
Teoria
Funcionalista: escola antropológica que sucedeu o evolucionismo.
Bronislaw
Malinowski: a função é uma resposta da cultura às necessidades básicas do
homem, como alimentação, defesa e habitação. As necessidades da espécie humana
não se resumem a questões biológicas, a função social deve responder às
necessidades sociais do grupo. A função das relações conjugais e da
paternidade, por exemplo, é um processo de reprodução culturalmente definido.
Observação
participante: observação, seleção, síntese das instituições sociais. Início do
estudo científico da cultura, empírico (etnográfico).
Radcliffe
Brown: foi influenciado pelas teorias e métodos de Émile Durkheim, procurou
adaptá-los ao estudo das sociedades não europeias.
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