sábado, 11 de maio de 2013

Teoria da Burocracia


Teoria da Burocracia: Max Weber

Origens:

  • A fragilidade e a parcialidade das teorias Clássicas e das Relações Humanas, que detinham uma visão extremista e incompleta sobre as organizações.
  • A necessidade de um modelo racional que envolvesse todas as variáveis da organização.
  • O crescimento e a complexibilidade das organizações, passou a exigir modelos mais bem definidos.
A burocracia se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.Tipos de sociedade ou poder ou autoridades legítimas:
  • Tradicional: irracional, conservador, patriarcal e patrimonialista.
  • Carismática: irracional, conseguido através do carisma.
  • Burocrática, legal ou racional: racional, conseguido através de normas impessoais.
Tipos de autoridade:
  • Poder: potencial para exercer influência.
  • Autoridade: probabilidade de uma ordem ser obedecida. Ter autoridade é ter poder; mas ter poder não significa ter autoridade[principalmente quando não é legitimada (aceita por todos)].
  • Dominação: o governante acredita ter o direito do poder, e os governados a obrigação de obedecer-lhe.
Fatores que desenvolveram a Burocracia, segundo Werber:
  • Economia Monetária: a moeda racionaliza as transações econômicas.
  • Superioridade Técnica: a Burocracia é superior a qualquer outro tipo de organização.
Características da Burocracia:
  • Caráter legal das normas e regulamentos: é uma organização ligada por normas e regulamentos.
  • Caráter formal das comunicações: são registradas por escrito.
  • Divisão racional do Trabalho.
  • Impessoalidade: relação a nível de cargos, e não de pessoas.
  • Hierarquia: cada cargo inferior deve estar sob supervisão do cargo automaticamente superior.
  • Rotina: o funcionário deve fazer o que a burocracia manda; não tem autonomia.
  • Meritocracia: a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica.
  • Especialização da Adm.: separação entre propriedade e administração.
  • Profissionalização.
  • Previsibilidade: prever as ações; através das normas.
Disfunções da Burocracia:
  • Internalização das regras: as normas passam de "meios para os fins"; os funcionários adquirem uma viseira e esquecem que aprevisibilidade é uma das características mais racionais de qualquer atividade.
  • Excesso de formalismo e papelatório: necessidade de formalizar e documentar todas as comunicações.
  • Resistência a mudanças.
  • Despersonalização: os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam.
  • Categorização como base do processo decisorial: o que possui o cargo mais alto, tomará as decisões independentemente do conhecimento que possui sobre o assunto
  • Superconformidade às rotinas.
  • Exibição de poderes de autoridade.
  • Dificuldade com clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização.
  • A burocracia não leva em conta a organização informal e nem a variabilidade humana.    
  • Fonte: http://www.oocities.org/vanio_coelho/MaxWeber.htm

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